quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como seria se tivesse sido ...


Como seria se tivesse sido ...

          Uma das coisas que adoro fazer é “passear” pelos Blogs das amigas, visitar novos Blogs e conhecer novas histórias. Nessa jornada, sempre encontramos algum caso semelhante e inspirador. É muito comum encontrarmos mulheres que nem sempre tiveram problemas com obesidade ou que já tiveram e emagreceram, mas voltaram a engordar. E agora, lamentam os quilinhos a mais adquiridos e recordam com saudosismo a silhueta perdida.
          Eu mesma já tive várias “idas e vindas”,  já fiquei bem esbelta, já estive bem mais gorda que hoje, já fui apenas “cheinha”, já fui bem obesa, enfim, minhas fotos trazem história de uma vida de lutas com a balança. Uma verdadeira guerra, onde algumas batalhas são vencidas, outras perdidas, mas sempre em luta.
          Ocorre que há cerca de 5 anos estou  um pouco mais insatisfeita com meu corpo e decidi que preciso, definitivamente, emagrecer. Mas, a persistência por vezes desaparece e com isso, acabo recuperando os quilos eliminados e tendo que recomeçar. E assim tem sido nesses anos. Uma coisa eu sei: eu quero de verdade emagrecer!!! É esse o meu momento e eu vou conseguir!!! Esse é meu objetivo.

         Cansei de falar “quando eu emagrecer quero fazer isso”, quando eu estiver magra vou fazer aquilo”, etc. Não dá para ficar adiando um sonho e muito menos a vida. A vida é aquilo que passa enquanto estamos paradas lamentando. É preciso sair da inércia e ir à luta. Certa vez perguntaram a um sábio:" vc sempre vai e acaba andando e voltando para o mesmo lugar, de que adianta se nunca avança”? E ele respondeu: “sempre saio e volto para o mesmo lugar, mas o importante é que nunca estou parado”. Isso é um exemplo para nossas vidas. Quantas de nós não tivemos recaídas e tivemos que recomeçar uma dieta? Isso faz parte, acontece, mas o importante é não desistirmos jamais. Enquanto estamos naquela dança: “passinho pra frente, passinho pra trás” ou seja, emagrece 1 e engorda esse mesmo quilo na semana seguinte, ainda estamos no lucro, pois não engordamos nadinha. O pior é desanimar e engordar mais 10 quilos e daí olhar pra trás e pensar” com dez quilos a menos era bem mais fácil atingir meu objetivo” e com isso comer mais e mais e engordar mais 10. Daí olhar novamente para trás e dizer” nossa ... com dez quilos a menos eu reclamei e agora ficou mais difícil ainda” ... já pensaram onde vamos parar com pensamentos assim???
          
          Não podemos desanimar e entregar os pontos jamais!!!! Não importa que o caminho a ser percorrido seja longo, que sejam 50 quilos ou mais, o que importa é começar a caminhada e seguir em frente, de cabeça erguida e preparada para não desistir e não olhar pra trás. Ainda que nessa jornada por vezes andemos em círculos ou mesmo voltemos a algum ponto, o mais importante é que esse ponto não seja o ponto de partida!!! O importante é seguir em frente, sempre, ainda que devagar!!!
         

          O que eu tenho a dizer é que jamais, nunca, em momento algum, em hipótese alguma podemos desistir dos nossos sonhos!!!
         
          Uma coisa muito comum que acontece é que nós, por vezes, diante de um caminho longo a seguir, ou de uma conquista que demanda tempo e maior dedicação, começamos a sofrer por antecipação, desanimamos e nem sequer chegamos a sair do lugar. Daí, passados alguns anos, nos lembramos daquele sonho e pensamos: "se eu tivesse começado naquela época, já teria conquistado hoje", mas, por não termos começado, o tempo passou e ficamos no mesmo lugar, sem nada conquistar. E isso, pelo simples desânimo de começar algo que requer tempo ou dedicação.
         

          Isso ocorre muito quando o assunto se refere a dietas. Queremos emagrecer rápido, então, vamos para um calendário e começamos a contar o tempo que levaria para emagrecer tantos quilos perdendo, por exemplo 1 Kg por mês. Então desanimamos, pois em 1 ano, emagreceríamos apenas 12 Kg. Para emagrecer 20 quilos seriam necessários quase 2 anos. Nesse momento, desanimamos, pois queremos resultados para "ontem" ...  só que, passam-se os 2 anos e ficamos lá, paradas, sem emagrecer. Não seria melhor se tivéssemos ido devagar, mas sempre em frente???
         

          É exatamente assim que tenho pensado ultimamente. Posso demorar 1 ano ou mais para emagrecer, mas vou seguir nesses meses, devagar e sempre para ao fim desse período, ter frutos para colher.


         Quantas pessoas não deixam de fazer algo porque se acham “velhas” para começar??? Um exemplo é quando alguém se considera velho para começar um curso novo na faculdade ou para estudar para um concurso, ou para aprender um novo idioma ou dançar ou tocar algum instrumento, enfim atividades que requerem certo esforço e até tempo, projetos de médio a longo prazo. Só que aí, por se considerarem velhos simplesmente não o fazem. Só que esses 5 anos (por exemplo) passam e a pessoa olha pra trás e percebe que por dentro ainda é a mesma de 5 anos atrás, com o mesmo vigor, só que 5 anos mais velha, ou seja, mais 5 anos perdidos. Enfim, se tivesse corrido atrás de seu sonho naquela época, hoje já estaria com ele realizado há exatos 5 anos, usufruindo dessa conquista, colhendo os frutos. Acontece que o tempo passou, você não fez nada e as coisas não mudaram tanto. Se você se encontra com esses pensamentos, nessa situação, pare de se lamentar e comece a realizá-lo agora, já, independente de ter perdido 1, 2, 10, 20 anos, pois a única diferença é que vai ter demorado um pouquinho mais, mas a vida está aí, as possibilidades estão à sua disposição, o mundo está aí, você está viva e isso é o bastante para começar a realizar seu sonho. Enquanto temos sonhos, qualquer que seja nossa idade, temos também a possibilidade de realizá-los, basta querermos. Aos olhos de Deus, o criador do Universo, somos apenas crianças aprendendo a engatinhar. E Ele, com sua imensa sabedoria, está ao nosso lado, segurando em nossas mãos, nos acompanhando e amparando sempre ... nunca estamos sós.

         Como alguém pode se achar velho para começar algo, se somos seres criados por Deus, em constante evolução???
          Que tal refletirmos sobre isso???
         E o mais importante é JAMAIS DESISTIR!!! Às vezes estamos tão próximas de nosso objetivo e não nos damos conta ...





14 comentários:

  1. È verdade não podemos desisti, se eu não tivesse desistido varia e varia vezes, poderia ter evitado chegar ao meu peso Maximo de 111Kg. Só que naquela época eu não tinha a Fé que tenho hoje e o entendimento que com Deus do meu lado já sou mais que vencedora, pois ele que me faz forte.
    Adorei tudo que vc escreveu, principalmente porque já emagreci muito rápido, mas no momento estou nessa face de 1 Kg por mês e não é fácil, mas desistir nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está indo super bem Ramona. Já emagreceu muito. Agora falta pouco pra vc atingir sua meta, diante de tudo o que vc já conquistou!!!

      Vc vai vencer!!!

      Bjsss

      Mah

      Excluir
  2. Oi Mah, perfeito, completamente correto, é isso aí mesmo, penso assim também.

    Temos mesmo é que correr atrás, afinal só depende da gente mesmo.

    Desejo que vc siga em frente e tenha sucesso na sua RA.

    Aproveitnado, obrigada pelo comentário lá no blog, foi muito bom ter sua opinião, qualquer hora conversamos mais sobre isso, bom falar c/ quem já fez.

    Bjs e força daí que eu to daki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!!! Agradeço demais seu apoio e força!!!

      Estamos aqui!!!

      Bjsssss

      Excluir
  3. É verdade Mah, não adianta desanimar, a nossa luta vai ser sempre! Se parar podemos voltar a estaca zero e o caminho será mais difícil. Muito com começar o dia lendo isso, dá uma força maior!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é esse: jamais desanimar, Tha. O grande erro é quando, diante de uma semana de dieta sem sucesso na balança, descontarmos em comida.E isso é muito comum. O efeito platô é um dos maiores inimigos das dietas.

      Mas a questão é seguir em frente que mais dia menos dia os resultados aparecem.
      Não tem erro: se comemos menos, emagrecemos. É claro que, com o tempo, em uma velocidade menor, mas somando os quilinhos perdidos, o resultado é fantástico.

      Basta ver a escala de emagrecimento das meninas dos Blogs que emagreceram 50, 60 ou mais quilos. Sempre foi um processo demorado, mas elas chegaram lá!!


      Bjsss

      Excluir
  4. Mah!
    Tô que nem tu. Hoje eu quero ter uma vida mais saudável, sem loucuras de dietas e exercícios. Quero sim ter um corpo bonito, mas sem pressa e sem loucuras. Acho que tudo na vida tem que ter um equilíbrio. E nunca, nunca mesmo é tarde para começar, ou recomeçar!
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar e sempre, de forma equilibrada e gradual. Esse é o caminho da maioria das meninas que obtiveram êxito em seu processo de emagrecimento.

      Nada de restrições, de dietas malucas. Uma alimentação equilibrada é fundamental para emagrecer com saúde ;)

      Excluir
  5. Olá Mah te vi no blog de uma amiga menina que post é esse vc disse tudo e mais um pouco amei seu cantinho estarei te seguindo quando der dá uma passadinha no meu cantinho tbm

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Ju (olha a intimidade rs). Fico muito feliz quando recebo visitas aqui no meu cantinho e adorooooo os comentários de vcs. É fundamental haver esse feedback, pois precisamos umas das outras!!!

      Bjsssssssss e já estou indo te visitar!!!!

      Excluir
  6. Mah,
    Parace que vc escreveu pra mim. Dessa vez estou decida que quero emagrecer, mas quantas vezes desisti no caminho... Não adianta chorar o tempo perdido e sim recupera-lo, ne? É isso que estamos fazendo, afinal, nunca é tarde para recomeçar.
    Beijos desde Madri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista nunca Mag!!!
      Todas nós passamos pelas mesmas dificuldades. Devemos ser fortes e seguir em frente. E se preciso, recomeçar sempre!!!!

      Torço muito por vc!!!
      Nós vamos conseguir!!!

      Bjsssssssssssss

      Excluir
  7. Nossa Mah, que texto lindo! Perfeito!

    Concordo com cada virgula que você escreveu, tem toda razão. O importante é seguir sempre em frente!

    Desistir Jamais!

    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Estrelinha!!!
      Vamos em frente sempre!!!!! Nem sempre tudo será perfeito em nossas dietas, mas um deslize jamais poderá destruir toda uma conquista né ;)

      Bjsssssssssss

      Excluir