segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fórmula para emagrecer: H2O

Considerando que eliminar uns quilinhos (ou muitos, como é meu caso rsrs) é nossa meta, nada melhor do que lançar mão da velha e boa fórmula H2O, que é uma grande auxiliar nas dietas de emagrecimento.

A água compõe aproximadamente 60% do peso corporal do homem e 50% da mulher e participa de todas as reações enzimáticas do organismo humano.

É preciso lembrar que a água, por si só, não é capaz de eliminar os quilos indesejáveis, devendo estar associada a uma alimentação equilibrada, rica em fibras e de baixa caloria e à prática regular de atividade física.

As fibras desempenham um importante papel nas dietas, pois “incham” em contato com a água, o que acarreta a sensação de estômago cheio e contribui ainda mais para a eliminação de peso, segundo informam os nutricionistas.

Assim, a água pode contribuir com emagrecimento da seguinte maneira:

- Beber água e consumir alimentos ricos em fibras faz com que aumente a formação do bolo fecal, contribui com o bom funcionamento do intestino e dessa forma favorece o emagrecimento.
- Sensação de saciedade: Quando você bebe água e realiza pequenas refeições entre as refeições principais, você se sente mais saciada para a próxima refeição.
- O estômago tem a capacidade limitada de dilatar até cerca de 2 litros. Dessa forma a ingestão de líquidos ao longo do dia manterá seu estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos.
- A água acelera o funcionamento dos rins, evita a retenção de líquidos e inchaço.
- Também ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo.
- O hábito de beber água faz com que você reponha o líquido perdido no organismo, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento de celulite.
Além de outras funções com as quais acaba por contribuir também, mesmo que indiretamente como: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, etc.

E tem maissss ... de quebra, sua ingestão favorece a absorção dos nutrientes responsáveis pelo equilíbrio e pela hidratação da pele, o que a deixa mais bonita e evita, indiretamente, o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Auxilia até mesmo no combate a problemas respiratórios. Isso porque ajuda as mucosas a produzirem secreções eliminando microorganismos estranhos. Enfim, não há célula, tecido ou órgão que escapem de sua ação.

De acordo com um estudo realizado por especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, quem bebe dois copos do líquido — zero caloria — antes de cada refeição, ingere menos alimento durante a refeição e, consequentemente, elimina mais quilos do que aqueles que abrem mão da fórmula H2O de emagrecimento. Para corroborar a tese, os cientistas americanos dividiram em dois grupos homens e mulheres acima do peso ou até mesmo obesos, gordos pra valer, com idade entre 55 e 75 anos. Metade dessa gente foi orientada a seguir uma dieta de baixa ingestão calórica e beber água antes do café da manhã, almoço e jantar. O restante adotou o mesmo regime alimentar, porém sem recorrer aos goles de água.

Depois de 12 semanas, o primeiro grupo havia perdido em média 15,5 quilos — um sucesso comparado aos 11 quilos do outro.
 E incrível: aqueles que continuaram tomando água antes das refeições tinham emagrecido mais. Estavam cerca de 2 quilos mais leves, em média. Só um detalhe: a estratégia funciona bem quando você bebe água entre uma e meia hora antes de se sentar à mesa.

"Ao tomarmos água, a leptina e o PYY, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade, são liberados pelo estômago", explica Danielle Fava, nutricionista de São Paulo. A leptina atua no próprio estômago, enquanto o PYY é produzido no momento em que a água chega ao intestino. São eles os responsáveis por enviar a mensagem de que estamos satisfeitos ao cérebro. Ao receber essa informação, a massa cinzenta se contentará com pratos menos fartos.
"É como se enganássemos o cérebro", compara Silvia Papini, nutricionista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior do estado. Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, acrescenta: "A própria distensão do estômago provocada pela entrada do líquido também já colabora para a sensação de barriga cheia, freando a comilança". Segundo a pesquisa americana, pessoas de meia-idade e idosos são os maiores beneficiários do efeito emagrecedor da água. Isso porque, com o passar dos anos, o estômago desacelera seu trabalho e tende a levar mais tempo para se esvaziar. "A água fica retida ali, o que prolonga ainda mais o estado de saciedade", afirma Ricardo Rosenfeld, chefe da equipe de terapia nutricional da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Mais um detalhe ...
Ao contrário do que muitos pensam, beber água durante as refeições faz, sim, bem ao organismo, já que o ajuda a digerir a comida. Só não vale exagerar. "Muito líquido acaba por diluir o suco gástrico presente no estômago, fazendo o efeito inverso", esclarece Silvia Papini, nutricionista da Unesp de Botucatu. Para acompanhar um bom prato, um copo de 200 ml está de bom tamanho.

Essas são apenas algumas funções da água no organismo. Podemos então perceber o quanto esse líquido é fundamental em nossas vidas de emagrecimento ... por isso ... nada mais importante do que fazer o possível (e o impossível também) para atingir a recomendação de cerca de dois litros por dia.

Para quem tem dificuldades em lembrar de de tomar água, uma dica apresentada pela Lu é deixar sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc.

O importante é não espere sentir sede, pois isso já indica que você está desidratando.


Fontes:

 LIA SCHEFFER I design THIAGO LYRA.

LU FRANCESA.


2 comentários:

  1. Oie flor...
    To aqui no seu blog tbm!
    Adorei o post!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Água eh bom mesmo...
    sem contar que melhora mto o aspcto da pele...
    ótimo 2012 pra vc...
    tamo juntas!rs

    ResponderExcluir