MINHA DIETA

Antes de mais nada, é preciso definir um ponto básico: como será minha dieta?


Nada de inibidores do apetite ...

       Confesso que já tentei muitos meios para emagrecer. Já usei os famosos medicamentos, as chamadas fórmulas à base de inibidores do apetite, como a conhecida anfepramona. Mas estes medicamentos não são uma boa escolha, pois, além de, a longo prazo, prejudicarem a saúde, o que é cientificamente comprovado, eles geram a chamada tolerância, ou seja, os efeitos deixam de existir após certo perído de uso.
       Além disso, ninguém vai fazer uso de medicamentos a vida inteira, razão pela qual é preciso controlar o apetite com consciência, de forma natural, sem esses artifícios que são temporários, já que, ao suspender o medicamento pode ocorrer um efeito "rebote" e engordarmos tudo de novo ... e mais um pouco _ experiência própria; falo isso com "conhecimento de causa". Já perceberam que a cada dieta fracassada engordamos um pouquinho mais e mais e assim, vai virando uma bola de neve.

Nada de dietas restritivas como a da proteína, do abacaxi, da lua ...

       Já fiz também a dieta da proteína, o que na minha humilde concepção seria uma verdadeira "afronta nutricional".. rsrs. Peço desculpa aos adeptos, sei que há muitos casos de pessoas que comprovam inclusive por meio de exames laboratoriais, que essa dieta não prejudica a saúde (pelo menos a curtíssimo prazo).
       Mas vocês já pensaram que tudo o que é realizado em excesso gera um desequilíbrio e é prejudicial. E isso percebemos em todas as esferas de nossas vidas, como na sentimental, na profissional, familiar, enfim, tudo requer limites. Não se pode ser ciumenta demais, nem trabalhar em excesso, nem praticar atividades físicas de forma exagerada, etc.
      Nesse sentido, é inaceitável que nosso organismo seja privado de determinados nutrientes. Cumpre ressaltar que cada alimento tem diferentes funções, seja na prevenção de doenças, ou no favorecimento à beleza, ou seja, funcionamos como um sistem harmônico, que requer diferentes elementos para seu equilíbrio.

       Nesse mesmo contexto, percebemos que qualquer dieta que priorize um determinado alimento em detrimento de outros deve ser analisada com parcimônia. Mesmo por que, é muito difícil ingerir um determinado alimento, qualquer que seja ele de forma quase exclusiva. Nosso paladar é exigente, gosta de variedades e de diferentes sabores, não é mesmo???

A pressa é inimiga da perfeição ...

       Outro grande erro que já cometi e que não pretendo mais cometer: buscar dietas milagrosas, com perdas em tempo mínimo. Gente ... palavra de uma gordinha experiente rsrs ... o emagrecimento deve ser um processo lento, devagar e sempre, sem privações, sem loucuras alimentares. Nada de sopinha o dia inteiro ou de permanecer horas e horas sem ingerir nada!!! Não é este o caminho ... é preciso calma e paciência.
       Tentar controlar a ansiedade é fundamental. Nessa caminhada haverá deslizes, mas é preciso maturidade para não pensar que um dia de erro signifique o fracasso e a perda de tudo o que foi conquistado. Esse foi um dos meus maiores erros. Por vezes, durante uma dieta, eu comia um chocolate ou outra guloseima "proibida" e isso era o passaporte para comer outras e outras, pois vinha na minha mente aquela ideia de que: "ah ... já saí da dieta mesmo, já perdi todo o esforço da semana ..." e com isso, algo que seria apenas um atraso para minha meta, se tornava um grande entrave. E aí, era preciso começar tudo de novo ... Aposto que vocês já viveram situação parecida.

Comer para viver ... e não viver para comer ...

       Outro erro fatal é a relação que mantemos com a comida! E aqui eu confesso: é meu grande erro! Se estou feliz demais, a forma de comemorar é comendo; se estou triste demais, a forma de me alegrar é comendo; se estou ansiosa, o remédio é a comida; se estou cansada, a comida é uma recompensa... Bastaaaaa!!! É preciso mudar isso!!!
As refeições precisam ser vistas como um meio de sobrevivência, devemos aprender a comer para viver e não viver para comer! Vamos tentar?

Mexendo o esqueleto ...

       Por fim, vem o mais importante: não existe dieta sem atividade física! O exercício não apenas ajuda na queima calórica, como também auxilia no combate ao stress e à ansiedade, sem falar que traz uma série de benefícios cardiovasculares e à saúde como um todo.
Mas cuidado: qualquer atividade física requer uma avaliação médica, principalmente no nosso caso, que somos gordinhas sedentárias. É isso mesmo: somos sedentárias, pois se fôssemos atletas, dificilmente seríamos gordinhas ... rsrs

Coragem, força e determinação ...

        Então é isso minhas amigas, companheiras de luta! Tudo o que eu disse aqui foi fruto de experiências colhidas de meus erros ao longo dos anos. Sei que parece uma "linda teoria", mas a prática comprova: esse é o caminho mais adequado e sensato. O emagrecimento com saúde requer uma reeducação alimentar, com uma dieta balanceada, associada à atividade física e muita, mas muita garra, muita força e coragem. O caminho é árduo, mas o resultado será maravilhoso e nós vamos conseguir!
        O primeiro passo é QUERER. Quando de fato almejamos algo de verdade, com o coração, passamos a empregar todos os nossos esforços em nome desse ideal e é isso que vamos fazer.
        É preciso olhar no espelho e falar: "você é forte, é capaz de vencer! Depende de você, só de você. Aprenda a dominar seus impulsos".
       É hora dedeterminação. Antes de nos entregarmos ao prazer de uma caixa de chocolate(digo caixa porque gordo que é gordo não se contenta com um apenas), vamos antever a dor do peso na consciência, da sensação de fracasso. Vamos pensar 2 vezes antes de cairmos nessas tentações. Se der fome, beba água (comprovadamente muitas vezes sentimos sede e não fome!!!).

      Então é isso! Vamos rumo à nossa grande vitória!!!

Minha dieta/reeducação alimentar ...

      Mas como será minha dieta?

      Será a mais simples possível!

      Passos a seguir:

1- pelo menos a princípio, nada de doces, bolos, biscoitos, frituras.
Agora é momento de impulso, de ataque! Esses alimentos, para uma "gulosa" em potencial como eu, representam uma verdaeira ameaça!
Não posso comer o primeiro pedaço, então, o jeito é suspender temporariamente de forma radical!

2- alimentar a cada 3 horas. Jejum prolongado envia um sinal ao cérebro de que é preciso armazenar nutrientes e nós não queremos armazenar nada, muito menos reduzir o metabolismo;

3- ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.
Comprovadamente, faz bem para a pele, ajuda a eliminar as toxinas produzidas com a queima calórica, faz bem para a pele, ajuda na saciedade e no funcionamento intestinal;

4- praticar exercícios! Começar aos poucos, até superar o sedentarismo.
Minha meta será:
No primeiro mês: 40 minutos de caminhada 3x/semana.
No segundo mês: 1 hora de caminhada 3x/semana.
No terceiro mês: 1hora de caminhada 4x/semana.
Mas não é só isso ... a cada semana vou aumentando um pouquinho a velocidades, sempre aos poucos.
Depois, conforme os resultados, pretendo acrescentar outros exercícios;

5- ingerir 4 xícaras de chá verde por dia;

6- fazer uso do óleo de coco;

7- nada de inibidores do apetite;

8- o mais difícil: não ingerir mais que 2 colheres de sopa de arroz no almoço. Compensar com as folhas e verduras em geral.

9- considerando meu ritmo de vida, vou precisar, ao menos 4 vezes por semana, de substituir o jantar. Mesmo porque, não tenho o hábito de repetir o cardápio do almoço na janta. Mas aqui entra um detalhe: nada de sanduiches a princípio. Nem os naturais. Preciso de um impulso para me sentir estimulada. Não é o mais correto nutricionalmente falando, mas nos primeiros meses vou aderir a um suplemento lácteo denominado "GLUCERNA". Trata-se de carboidrato de absorção lenta que sustenta mesmo! Prefiro a caixinha com o leite pronto, pois é uma mistura bem homogênea e delicioso. Tem nos sabores chocolate e baunilha. Eu, particularmente adoro!!!

10- na ceia, ficarei com uma fruta mesmo.


       Essa é minha dieta! Nada mais que uma reeducação alimentar! vamos ver no que vai dar né gente!

       Ahhh ... pretendo postar meus cardápios diariamente (aprendi com a Larissa). O hábito de anotar diariamente tudo o que se come é um grande aliado nas dietas!


       É isso aí ... força! Vamos conseguir sim!!!