quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mulheres invisíveis e transparentes


Oi amigas queridas!!!



Hoje resolvi escrever mais um post para reflexão. Dessa vez para falar de um aspecto interessante em relação à mulher gordinha (ou obesa rs).

Vejo nos Blogs, que muitas de vocês têm seus namorados, maridos ou namoridos  maravilhosos. Então, pleaseee, este post, definitivamente, não é para as gordinhas bem resolvidas (sublinho e ressalto isso). Aliás, quero parabenizar vocês, que conseguiram se sobrepor à barreira da obesidade e se fizeram “notadas” por um homem. Significa que vocês são muito poderosas, pois uma mulher que é capaz de demonstrar sua sensualidade através das gordurinhas a ponto de conquistar um homem, merece todas as reverências, de verdade.

Sei que muitas não concordam com o que vou comentar aqui, mas é uma realidade que eu vivo e talvez seja apenas coisa minha, mas se mais alguém vive, já viveu, ou presenciou algo semelhante, vai entender.

Victoria's Secets - Angels

Tenho percebido que vivemos em um mundo de aparências e padrões pré-determinados de beleza. Padrões, por vezes difíceis de serem alcançados. Neste mundo onde modelos ultramagras e gigantes são o expoente máximo da beleza, a mulher “normal” vem, cada vez mais, perdendo espaço. Hoje em dia, ter menos de 1,60m significa estar totalmente fora dos padrões de beleza. Agora eu pergunto, é preciso ter pernas fininhassssssssssss como as das famosas “Angels” para ser bonita??? Será este o padrão que de fato agrada aos homens??

Se não é, por que a mídia faz esse alarde em cima dessas estruturas físicas??? Não seria a beleza da maravilhosa Juliana Paes a preferida, com suas curvas, suas pernonas e seu big bumbum???

O certo é que, seja a Ju Paes ou as Angels, definitivamente, a obesidade não é considerada nenhum padrão de beleza, embora haja modelos “Plus Size” lindíssimas e encantadoras. A questão é que chegamos a um ponto em que ser gordinha (sobrepeso) apenas, impede uma adolescente de ser aceita como bonita e atraente, o que tem levado as meninas a se lançarem no mundo das dietas de forma precoce e, por vezes desnecessária. Vejam o que diz a amiga Angy  sobre o preconceito (http://balanca-amiga.blogspot.com.br/)

Mas a questão da transparência, que dá nome a este meu post, diz respeito à obesidade mesmo, em um mundo marcado pela soberania da magreza.

Tenho constatado que quanto maior estamos (em peso mesmo rs), mais transparentes ficamos aos olhos masculinos. E isso não é impressão minha não, é FATO.

Na qualidade de “eterna amiguinha” dos homens, já ouvi opiniões nesse sentido.

Os homens são, a princípio, atraídos pelo corpo da mulher. Se o corpo for bonito, eles sobem um pouquinho e analisam o rosto. Se o rosto for, ao menos, “aceitável” eles vão conversar com a moça. E aqui, o “bom papo” e inteligência não são critérios de exclusão não einh ... rsrs ... se o corpo for muitooooooooooooooooooooo bonito e o rosto bem feito, a cabeça passa a ser  um mero e insignificante detalhe.

É triste, mas certa vez, em um restaurante, ouvindo a conversa de rapazes na mesa ao lado (obviamente eles não tinham me visto, dada a minha “transparência” ... rs), eles falavam, naturalmente, de mulheres. Falavam da importância de haver “química” (aqui lê-se, na linguagem deles, “atração física”). Um deles ia além, falava que para ele, o mais importante era a beleza da mulher. O outro ainda tentou argumentar em favor da necessidade de ser inteligente, da importância de ter um “bom papo” (linguagem dele), mas o sábio rapaz respondeu “ que nada, conversar eu converso com os amigos ... mulher tem é que ser bonita  e gostosa mesmo”.

Confesso que fiquei indignada com esse comportamento. Tanto que fui trocar ideia com alguns amigos, na esperança de ver essa teoria destruída. Mas percebi que, talvez por respeito a mim, eles foram mais sutis. Mas as respostas foram no sentido de “também não é assim”, mas “faz certo sentido”. Acreditam???????????????????????? Indiretamente eles concordavam, de certa forma, com aquela postura!!!

O certo é que, nessa escala de avaliação masculina, a mulher gordinha pode ser inteligente e linda de rosto, mas o problema é que os olhos masculinos, diante de um corpo rechonchudo, não chegam  sequer a olhar o rosto.

É evidente que essa constatação vale para uma primeira vista. É claro que existem homens que, ao conviver com a mulher, se encantam com a inteligência, simpatia e beleza facial da gordinha, principalmente se o convívio, ainda que por poucas horas, der  alguma chance à mulher de expor sua essência.

O exemplo desse post, da transparência e invisibilidade feminina  é para festas, encontros casuais, uma primeira vista e considerando os homens em geral e não as exceções. Nesses casos gerais, aos quais me refiro, as gordinhas levam sim, grande desvantagem.

Quanto “maiores” estamos, menos somos observadas. Isso é fato!!! Esses dias, adicionei no facebook alguns amigos da minha pós graduação. O interessante é que sou gorda, mas tenho um rosto até simpático. Sabem qual foi o comentário geral? “Nossa, mas você está linda na foto do facebook, nem parece vc” (mais ou menos assim). O engraçado é que lá está uma foto recente, sem qualquer maquiagem, sem efeitos especiais, só que apenas de rosto. Aí vem a questão: eles nunca, nunca haviam observado meu rosto. Isso porque meu corpo cheinho (bemmm cheinho) aliado a minha baixa estatura (ínfimos 1,52) não permitiram.

Outra constatação disso é um colega de faculdade. Mais uma vez o facebook, ou melhor, nesse caso foi o “quase falecido” Orkut. Depois que eu o adicionei, ele veio falar comigo que nunca tinha reparado que eu era tão bonita de rosto ... valeu ...rsrrs ...

Querem mais uma constatação??? Na época da minha formatura (há apenas 1 ano, mais ou menos), eu fui da comissão de formatura. Daí, nós, da Comissão, fizemos um Banner para divulgação, pois havia pelo menos umas 4 comissões de formatura (muitas turmas na PUC).

A foto foi praticamente só de rosto, ainda mais que eu fiquei mais atrás. Particularmente eu fiquei bem ajeitadinha na foto. Devo ter acertado na pose rsrs.... (sabe aqueles raros momentos em que até a iluminação te ajuda? Rsrsr). Mas vocês precisavam ver os comentários ...rsrs. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ela ESTÁ linda na foto. Depois disso até que alguns começaram a me olhar mais ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ponto pra gordinha!!!

Mas o que eu quero com este post?? Não é, de forma alguma, desvalorizar nossa beleza, de jeito nenhum. O que quero é desabafar quanto a um fato com o qual eu (pelo menos eu) convivo. Se eu disser que sou uma gordinha bem resolvida, estarei mentindo, pois definitivamente não sou. Aliás, se fosse, não estaria me esforçando tanto para emagrecer. Sei que algumas de vocês concordam comigo. Pois, então, é para vocês que escrevo tudo isso. Vamos lutar!! Vamos vencer essa gordura que nos incomoda e nos impede de sermos vistas pelo mundo.

A humanidade não está certa ao viver em função da aparência física, mas nós também temos que fazer nossa parte, não pelos outros, mas por nós mesmas, pela nossa autoestima, pelo nosso amor próprio. Chega de nos escondermos atrás de gordura, vamos sair dessa massa lipídica que nos torna transparentes aos olhos do mundo. É hora de nos transformarmos na estrela de nossas vidas e fazermos aquilo para o qual fomos destinadas: brilhar!!!

É isso mesmo, meninas, somos fortes, guerreiras, poderosas. Prova disso é que, enquanto muitas estão afundadas na pseudodepressão, nós estamos acordadas para a vida. Criamos nossos Blogs, trocamos ideias, fotografamos nossas refeições, enfrentamos a balança semanalmente, enfim, estamos LUTANDO, nos desafiando dia a dia!!! E é isso que nos torna mulheres incríveis e maravilhosas!!! Se o mundo ainda não nos enxergou, vamos nos apresentar a ele. Se o que falta para isso é emagrecer, então que seja: VAMOS VENCER A OBESIDADE!!! Somos muito mais fortes que tudo isso!!!

Não vamos parar no meio do caminho e nem desanimar, vamos seguir nessa luta por nós mesmas, vamos “sair do casulo” como lindas borboletas que somos. Vamos desabrochar de uma vez por todas. Se isso, em nossa sociedade, é necessário, que assim seja. E nossa saúde também agradece, pois a obesidade é uma alta causa de morbi-mortalidade no mundo todo. Vamos então cuidar do nosso lindo corpo, e nos abrir para a vida, para o mundo e, apenas de quebra, termos a oportunidade de constatar o olhar de espanto daqueles homens que sempre estiveram ao nosso lado, no dia a dia, quer no trabalho ou na faculdade, ou em cursos e nunca nos viram.. hahaha... e dizer “tarde demaissssssss”  ... kkkkkkkkk. Que tal??????



Um comentário:

  1. Amiga eu simplesmente amei seu post e concordo plenamente com você em tudo!
    Você disse tudo que muitas de nós tem medo de assumir, quenm nunca se snetiu mal por não ser percebida por "aquele" carinha na escola ou em qualquer lugas por causa da gordura?! Sejamos honestas, penso que quase todas as gordinhas já passaram por isso!
    "Chega de nos escondermos atrás de gordura" Que sábio essa frase amiga!

    Vamos virar lindas borboletas!

    Bjoss

    ResponderExcluir