quinta-feira, 12 de abril de 2012

A maldade das pessoas




O pior é que é verdade né gente!!!

Vou contar o que aconteceu comigo na véspera da Páscoa.
Estávamos mamãe e eu no Shopping, saindo de uma loja e abarrotadas de ovos de páscoa rsrs ...
Foi quando encontramos uma senhora, amiga de minha mãe, com a qual eu nem tenho muito contato, mas que há anos não via. Estava ela, com as 2 filhas (nada magras) e dois netos.
Agora vem a maldade: antes mesmo de me dizer um "bom dia" ou qualquer cumprimento ela simplesmente disse: "nossa, vc deu uma engordadinha?".

Minha reação foi desviar os olhos para o neto dela, que estava no carrinho e fazer de conta que nem era comigo. Aí, mais que depressa, procurei me despedir para sair daquela presença desagradável e inconveniente o mais rápido possível.

Juro pra vcs, minha vontade era de dizer para aquela senhora: "estou gorda, rechonchuda, balofa mesmo, mas vou emagrecer. E a senhora que está magra e velha, vai rejuvenecer? Aff. É evidente que não comentei o quanto a senhora estava envelhecida, afinal, faz parate da minha criação ser educada com as pessoas e jamais dizer coisas que possam ferir alguém. De que adiantam certos comentários?

Ao sair de perto daquela desagradável presença, fui comentar o ocorrido com minha mãe, que, evidentemente, tentou contemporizar, dizendo que as pessoas fazem certos comentários, mas para "puxar assunto", sem maldade. É evidente que esse argumento não me convenceu. Desde quando se deve cultivar um hábito de ferir as pessoas? De tecer comentários desagradáveis e que geram um grande mal estar a alguém? Não ... para mim nada justifica esse tipo de atitude "sem noção". Sei que muitas pessoas são assim mesmo, falam sem pensar, mas tenha dó né ... um pouquinho de bom senso não faz mal a ninguém.

É claro que estou gorda e se estou, é claro que sei disso, pois tenho espelho. E se estou gorda e tenho espelho e sei disso, é claro que não estou satisfeita com isso. Se fosse fácil, é evidente que eu já estaria fininha, mas é difícil. Sendo assim, o comentário dela não teve absolutamente nada de construtivo. Foi desagradável, desnecessário e inconveniente.

Sabe, gente, as pessoas precisam aprender a selecionar melhor aquilo que dizem, ainda mais quando se trata de críticas. Para se fazer uma crítica a alguém, em primeiro lugar, devemos ser próximas a essa pessoa e de fato fazer visando ao bem dela e se percebermos que o momento e a situação são oportunas, caso contrário estaremos sendo desagradáveis, maldosos e cruéis.

Não sou contra críticas, muito pelo contrário, são críticas bem direcionadas que nos impulsonam a melhorar e a crescer como ser humano, mas o que me deixou perplexa foi a falta de senso da "velhinha" (e olha que ela não tem muita idade não; é que estava "acabada" mesmo rsrs). Ao invés de me cumprimentar primeiro, perguntar como eu estava, foi logo atirando essa ... rsrs
E ela sequer sabe das minhas dificuldades com a perda de peso, pois tenho hipotiroidismo e, consequentemente, um metabolismo super lento, que sofro com meu peso, que luto contra a balança, que tento ter mais força de vontade ... mas fazer o que, né?

Desculpem o desabafo, meninas, mas é que quando vi essa tirinha, imediatamente me recordei do ocorrido. Aposto que algumas de vcs já passaram por algo semelhante.

Quanto à atitude daquela senhora, vai um conselho: sejamos sempre agradáveis com nosso semelhante, respeitando-o e isso significa deixar de fazer comentários que não vão ajudar em nada, guardando nossas observações e opiniões para um momento oportuno ou se tiverem um objetivo benéfico para o outro. Certas coisas, como a aparência das pessoas, não se precisa comentar, pois os espelhos estão aí para isso e se tem uma coisa que qualquer ser no mundo sabe e que não precisa de alerta é quanto ao seu peso, ao seu corpo.

Pronto! Desbafei! Falei tudo o que gostaria de ter dito àquela senhora (rs) e não disse por educação.

Ps: como eu queria que ela tivesse acesso a esse blog ...)

2 comentários:

  1. oi amiga..mto obrigada pelo apoio..
    com força e determinação vamos conseguir sim
    bjaoo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah!

    Conhecendo seu cantinho agora e amei...

    Você esta certinha em tudo que disse, temos que ter bom senso sempre... Pra que magoar as pessoas com esses comentários?!

    Estou te seguindo... Vamos sempre em frente vencendo a balança!

    Bjos.

    ResponderExcluir